Segundo dados da Fundação Getúlio Vargas, aproximadamente metade das mulheres é demitida em até dois anos após a licença maternidade, um dado que reforça a hostilidade do mundo corporativo para com as mulheres em geral e as gestantes e mães em particular (MACHADO; PINHO NETO, 2016).


​MACHADO, C.; PINHO NETO, V. The Labor Market Consequences of Maternity Leave Policies: Evidence from Brazil. Fundação Getúlio Vargas. dez. 2016. Disponível em: https://portal.fgv.br/sites/portal.fgv.br/files/the_labor_market_consequences_of_maternity_leave_policies_evidence_from_brazil.pdf. Acesso em: 3. set. 2021.


Analise as alternativas e assinale a que apresenta corretamente o termo que traduz o ambiente hostil da mulher/mãe no mercado de trabalho:

Alternativas
Alternativa 1:
Ócios da maternidade.

Alternativa 2:
Maternidade interrompida.

Alternativa 3:
Maternidade negligenciada.

Alternativa 4:
Penalidade da maternidade.

Alternativa 5:
Desafios da maternidade e manutenção de seu interesse

Bruna em Português por

1 Resposta

0 votos

O ambiente hostil que dita o mercado de trabalho apresenta uma característica conhecida como "penalidade da maternidade" assim como o informado pela alternativa 4.

No mercado de trabalho, as empresas tendem a não quererem contratar mulheres, seja por sexismo ou seja pela possibilidade de a mulher vir a engravidar e precisar se ausentar do trabalho por um período.

Mesmo em casos em que a mulher é contratada, caso ela engravide e a lei lhe conceda estabilidade após o retorno as atividades, muitas mulheres perdem os seus empregos mesmo assim.

Bruna por
...